Tiger And Bunny by Shoran

Começando finalmente a minha parte dos resumos, inicio com Tiger and Bunny.

Resumo

Tiger and Bunny se passa na cidade futuristica de Stern Bild onde, 45 anos antes do inicio cronologico do anime, seres humanos com poderes especiais surgiram misteriosamente por causa de algum tipo de mutação. Essas pessoas, denominadas NEXT (seria uma referencia a um proximo estagio evolutivo ou algum tipo de anagrama?) , fazem parte de um programa de tv de super herois que combatem crimes reais na cidade e são pontuadas por isso. Esses herois são afiliados a empresas patrocinadoras, que detem seus direitos de imagem e pagam seu salario, exatamente como uma profissão artistica normal.

A historia centra em um destes herois, Wild Tiger (Kaburagi Kotetsu), que já foi muito famoso e popular mas que devido ao seu estilo oldschool de levar a justiça em primeiro lugar e ignorar o sensassionalismo de seus patrocinadores acaba tendo um declinio em sua popularidade e está passando por um periodo complicado de sua carreira como heroi. Para piorar, sua patrocinadora é vendida e ele tem que mudar de empresa, onde a partir desse momento devera trabalhar em dupla com outro heroi desconhecido.

Análise técnica

Tiger and Bunny é um dos novos animes desta temporada de abril e um dos que mais promete na minha opinião. Primeiramente temos que ver que a equipe de produção tem, entre outros, o pessoal da Sunrise (famosos por toda serie Gundam e outras envolvendo Mecha, sua especialidade), bem como varios patrocinadores de peso como Pepsi, Crusade e BANDAI (famosa por sua linha de brinquedos).

O interessante é que ja de começo podemos ver o investimento pesado que a serie recebeu, mostrando as intenções claras de que ela se torne um grande sucesso, especialmente com a participação da BANDAI, que demonstra ja ter toda uma linha de merchandise preparada para a serie.

Como dizia, o anime já chama atenção pela abertura: temos uma cena de introdução antes da opening que mostra uma perseguição de carros, com alguns bandidos perdendo o rabo da policia (isso sendo visto por uma camera de tv, que parece ser um programa sensacionalista no mundo do anime). Essa intro acaba com o narrador do programa perguntando se não havera nenhum heroi que podera ajudar a policia a impedir esses criminosos.

A opening propriamente dita é um espetaculo a parte. A animação esta excelente (bom, geralmente o primeiro episodio de cada série tem a melhor animação e eventualmente vai decaindo ao longo dos futuros episodios – o que espero que não aconteça com T&B). Nessa OP, vemos explosoes, robos gigantes e seus pilotos em ação, como uma especie de apresentação dos personagens principais que irão participar da serie, o que é muito bem encaixado com o tema do anime sobre “herois profisionais” em uma serie de televisão. A musica de abertura, “Go! NEXT” é agitada, divertida e consegue trazer bem o clima das cenas de ação do anime. Alem disso, ela é, no mundo do anime, composta e cantada pela Idol e Hero Blue rose. Apenas uma curiosidade ^^

A animação nessa OP é, como disse, excepcional! Temos grandes efeitos de luz e movimento, angulos de camera no estilo hollywoodiano e na minha opinião, um character design que combina muito bem com o tema do anime, num estilo intermediario entre manga e comics, algo um pouco mais serio que os animes tipo MOE, por exemplo.

Outra coisa que me chamou bastante atenção nessa OP é o cenario design. A cidade que aparece como background é linda, detalhada e com um design bem criativo, lembrando algo futurista mas não muito exagerado como se vê em diversas series deste estilo.

Assim que acaba a abertura, voltamos a ver a perseguição dos criminosos pela polia e o aparecimento dos herois da Hero TV. Primeiro aparece Fire emblem em seu carro perseguindo os bandidos e fazendo algumas manobras de esquiva de balas com ele. Depois aparece Rock Bison que usando força bruta para o veiculo dos criminosos mas deixa-os escapar por descuido. O terceiro heroi a aparecer é dragon Kid, uma garota especialisada em artes marciais chinesas e Origami cyclone, um heroi com armadura estilo shogun que se matem discreto atras dela. O quarto heroi a aparecer é o personagem principal do anime, Wild tiger, que tenta parar um dos bandidos que se escondeu e sequestrou um trem. Logo em seguida temos Sky High, um heroi que usa um Jet Pack para alcançar seus alvos e parece ter um poder de controlar o vento (assim como Fire emblem controla o fogo). Depois aparece Blue Rose, uma garota que é capaz de controlar o gelo e aparentemente tambem é Idol (e faz propaganda da pepsi-sua patrocinadora LOL).

No meio da confusão para ver quem dos herois ira capturar o ultimo criminoso fujitivo, wild tiger acaba se atrapalhando e o tempo que pode usar seus poderes esgota em pleno ar (ele tem 5 minutos para manter-se “super”, aumentando drasticamente sua musculatura e ficando muito forte) fazendo-o cair de uma altura que com certeza mataria um ser humano normal. Neste momento aparece um super heroi novato e misterioso que salva Wild tiger da morte certa e ainda prende o ultimo bandido restante.

No final da temporada, num lugar que parece um estadio com a estatua da deusa atena(?) gigante de fundo, os herois são reunidos em uma cerimonia de premiação para ver quem é o MVP(Most Valuable Player). Nesta cerimonia somos apresentados ao heroi misterioso, Barnaby Brooks Jr, que tem os mesmos poderes de Wild tiger e ainda é mais novo que ele, assim ganhando mais credibilidade e em consequencia desvalorizando seu irmao de poderes mais velho.

Levando o desaforo a serio, wild tiger se retira e andando pela cidade percebe que sua influencia já não é mais a mesma (ele passa por uma banca de jornal e descobre que seu card colecionavel esta escrito “Heroi famoso que estreiou a 10 anos mas que ja esta passando da sua epoca”) para em seguida dar de cara com um aviso de fechamento na porta da sua empresa patrocinadora.

Seu ex chefe explica que a compania foi vendida e que ele tera um novo lugar para trabalhar, devendo inclusive, ir imediatamente se apresentar para seu novo patrocinador.

Ja em casa, descobrimos que Kotetsu é casado e tem uma fiilha, que mora com a avó e desconhece que seu pai trabalha como heroi. A avó, se pergunta se o que ele faz esta indo bem enquanto sua filha kaede, quer que o pai compareça mais na sua vida, indo ver um recital que ela ira participar.

No outro dia vemos Kotetsu indo ao encontro de seu patrocinador porem a uma cena interessante que deve ser comentada: Barnaby, o heroi misterioso, esta passando por esta mesma rua e vendo um garoto que teve seu balao de ar preso em uma arvore alta, ignora-o passando reto e seguindo em frente, demonstrando sua personalidade fria e que não se importa com os valores de um heroi, que é ajudar e proteger os cidadãos.

Nessa mesma cena temos Kotetsu vendo o garoto e o ajudando a recuperar seu balão, mas devido ao metodo usado para tal (um salto acrobatico mal executado) acaba caindo no chao e espalha varios cards colecionaveis de Wild tiger. O garoto vendo isso percebe que ele é um fan e resolve dar seu proprio card a Kotetsu, prem, ao contrario do que parecia, ele deu o card pois é fan de Sky high e não gosta do Wild Tiger, assim tornando sua existencia descartavel.

Quando se apresenta para o novo chefe, este demonstra incensibilidade e total descaso com os gostos ou opinioes de kotetsu, mostrando que, como patrocinador, ele deveria apenas obedecer ordens e fazer a empresa lucrar. Alem disso, ele será obrigado a trabalhar com um parceiro e para seu maior desgosto, usar um uniforme diferente do seu, o que o faz sentir que sua identidade é perdida.

De repente temos um inesperado chamado de emergencia em que wild tiger deve sair em ação, ja com seu novo uniforme e equipamentos. Sua nova roupa lembra um exoesqueleto cyborgue, quase todo branco e com detalhes verdes, alemd e possuir uma moto nos mesmos moldes. Durante a ação, ele descobre que seu novo parceiro é (possivelmente) Rock bison.

Assim, começa a Ending, em um ritimo bem mais calmo do que a OP mas ainda sim com uma otima qualidade. A musica, ‘Hoshi no Sumika” é um rock leve e bem gostoso, que mescla muito bem com as cenas da ED. Logo em seguida, aparece o preview do proximo episodio.

Conclusões e comentarios

Pessoalmente eu tenho grandes esperanças e espectativas quanto a este anime. Seu tema bem diferente envolvendo o Jogo de poder das mega corporações, o estilo de heroi profissional que não tem nada a ver com o jeito romantico que ele é retratado em outros lugares alem da clara critica social de como o poder controla a vida das pessoas é muito interessante.

Por este primeiro episodio deu para perceber caracteristicas legais, como uma das minhas cenas favoritas em que kotetsu esta em casa em sua vida normal de “trabalhador” e conversa com a mãe/sogra sobre ser heroi, patrocinadores, indenizaçoes, ou quando esta falando com seu novo chefe e este ignora completamente todas as opinioes e desejos de Kotetsu em prol do lucro e fama que ele pode trazer a sua empresa, SoftBank.

Alem disso, a cena mostra uma caracteristica mais humana, o lado familia e comum da vida do heroi, que não passa de um empregado, e não um bem feitor da justiça (apesar de que Kotetsu achar que um verdadeiro heroi sempre tem que lutar a favor da justiça e pelas pessoas).

A qualidade tecnica tambem me agradou bastante e se ela manter assim nos episodios futuros, bem como o roteiro e direção, este anime tem tudo para ser um dos melhores de muito tempo.

Em nota, é interessante ressaltar sobre as empresas que patrocinam o anime fazendo participaçao no mundo ficcional da historia como patrocinadores dos herois. Alem disso, percebe-se pelo mecha design e pela presença da BANDAI e da lantis, que o investimento em merchandise sera pesado, com brinquedos, trilha sonora, etc, assim como foi com Eureka Seven quando foi lançado.

Advertisements

About shoran

Editor, redator, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku e o maior chato que você já conheceu xP -------------------------------------------------------------------- Editor, Writer, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku and the biggest pain in the ass you've ever met!
Gallery | This entry was posted in 1º Impression / Impressão, Ação / Action, Abril / April 2011, Animes, Comedia / Comedy, Ficção Scientifica / SciFi, Resenha / Review, Seinen, Shounen, Starting / Começando, Tiger and Bunny. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s