Fractale

Quando peguei este anime para assistir no começo do ano (temporada de janeiro) ele realmente não tinha chamado muito minha atenção e lembrava algo que o estudio Ghibli de Hayo Miyazaki faria. Como eu estava errado! Para minha surpresa ele foi a grande revelação em termos de originalidade dos ultimos tempos…

Fractale foi dirigido Yamakan (Yamamoto Yutaka, que ficou famoso por criar as dancinhas de abertura de Haruhi Suzumiya no Yuutsu e Lucky Star, alem de dirigir Kannagi) animado pelo A-1 Studio (Ao no Exorcist, Birdy, Nightraid), com character design de Tashiro masako e criação original de Azuma hiroki, um renomado critico japones.

Fractale se passa num futuro muito distante quando a humanidade, atraves do sistema Fractale, consegue se tornar uma sociadade utópica e perfeita. Nela, os seres humanos não conhecem mais a doença, a fome e a miseria e vivem uma vida paradisiaca sem nenhum tipo de preucupação ou nescessidade de trabalho. Todas as pessoas possuem um avatar virtual(Doppel) que interagem uma com as outras e isso as torna distantes porem, nesse mundo, todos acham isso normal e não questionam esse detalhe, quer dizer, quase todos…

É nesse contexto, 1000 anos depois da criação de Fractale que se passa a estoria. Não existe ninguem mais vivo que entenda o sistema ou o porque ele foi criado, apenas sabem que ele deve ser preservado a todo custo para que a humanidade possa manter seu mundo idealistico. Porem, por tras disso, o sistema esta em decadencia e seus efeitos colaterais começam a serem sentidos em partes remotas onde ele é mais fraco.

Clain é um garoto simples que mora sozinho numa casa antiga em um lugar maravilhosamente lindo (me lembra a irlanda por algum motivo o.O). Seus pais só interagem com ele por meio de avatares (incluindo o cachorro!) e ele tem um grande amor por coisas antigas e não virtuais.

Um dia, enquanto se indagava o porque ninguem mais interagia uns com os outros pessoalmente, encontra  Phryne, uma misteriosa garota que esta sendo perseguida por estranhas pessoas. Tentando ajuda-la, Clain sai correndo com ela e ambos escondem-se em ruinas antigas onde, ela, indaga Clain se ele concorda com a direção em que o mundo esta seguindo por causa dos sistema Fractale. Os dois pegam no sono e quando Clain desperta percebe que Phryne não está mais la e que deixou um objeto estranho com ele.

Já em casa, pensando sobre tudo o que passou, o garoto ve o boche deixado pela misteriosa garota e ao analisa-lo, descobre a existencia de uma Doppel, Nessa, escondida dentro dele. A partir desse momento, a vida de Clain, Phryne, Nessa e de toda a humanidade são interligados e Clain, será o pivo das mudanças que o mundo ira sofrer.

O que mais achei interessante nesse anime é que ele tem uma critica a sociedade moderna muito forte. Ele nos faz pensar a todo momento em como uma vida tranquila e facil pode ser prejudicial, alem de como o “sistema” consegue controlar nossas vidas sem nos ao menos sabermos que estamos sendo controlados por ele. Alem disso demonstra como o conceito de perfeição pode nao existir realmente, visto que mesmo nessa sociedade utopica, problemas surgem e não são mundanos.

Outra coisa interessante é a relação entre as pessoas mostradas nele. Por causa de Fractale, as pessoas nao precisam mais estarem pessoalmente nos lugares para interagir e isso cria uma distancia tao grande que elas mesmas tentam se lembrar qual foi a ultima vez que viram um ser humano de verdade, o que, nos tempos atuais, mesmo em pequena escala, ja esta acontecendo.

Tirando a parte critica e entrando na parte artistica da coisa, Fractale é um anime incrivel! O scenario designer fez um trabalho fabuloso recriando paisagens paradisiacas e de tirar o folego, mesclando a ideia de um mundo perfeito, tecnologico e autosuficiente com a simplicidade que se encontraria em qualquer vidinha interiorana.

As cenas de ação são extremamente competentes e o passo em que a historia se desenvolve cria toda uma sensação de misterio e paz, guiando-nos na medida certa para as revelaçoes ao longo da historia.

Eu recomendo fortemente este anime para todos que queiram ver algo original diferente e de qualidade, sem depender de fanservice, nudez e desmembramentos.

Advertisements

About shoran

Editor, redator, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku e o maior chato que você já conheceu xP -------------------------------------------------------------------- Editor, Writer, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku and the biggest pain in the ass you've ever met!
Gallery | This entry was posted in 2011, Animes, Fantasia / Fantasy, Ficção Scientifica / SciFi, Fractale, Janeiro 2011 / January 2011, Resenha / Review, Seinen. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s