C-The Money of Soul and Possibility Control-Analise/Analysis

Bom, pra ser bem sincero não tenho ideia de como sequer começar a falar sobre este anime. Ele é estranho e complicado de se descrever por isso vou ser bem tecnico no que vi mais do que dar opinião.

C-The money of soul and possibility control é um anime original do bloco NoitaminA, da TV Fuji, criado como solução para a bolha que está acontecendo no japão com a falta de criatividade dos animes e seus continuos re usos de cliches e temas batidos e rebatidos e revistos e esaustivamente resusados (sim, re usei o termo reuso para reafirmar o reuso que causa a bolha de reuso de temas nos animes). Enfim, a produção do anime foi tanta e tão alardeada para essa temporada de abril, que muitos consideram C o grande trunfo e esperança do bloco (que está bem mal das pernas por causa dos ultimos fracasos -fractale[me recuso a acreditar mas os japoneses não gostaram], sora no woto[que eu pessoalmente achei bem rasoavel] e Senkou no Nightraid [outro muito bom e que foi menosprezado]–diga-se de passagem).

Ahan..como dizia, C foi tão alardeado, inclusive pela sua equipe técnica que incluem entre outros Makino Yui (sakura de tsubasa/nakahara Misaki de NHK ni Youkoso) e Tomatsu Haruka (Marui hitoha de mitsudomoe, Lala de To Loveru, Noyamano Ringo de Air Gear, Nagi de kannagi, entre outros) no elenco de dublagem,  Kenji Nakamura (Serial experiments Lain, Cowboy Bebop) como diretor, Mebae (Black Rocker Shooter) como Character designer e a Tatsunoko Productions (ARIA the animation, Fullmetal Alchemist Brotherhood, Guren Lagann e uma porrada de animes arrasa quarteirão que perderia o dia escrevendo) na parte de animação.

Na parte sonora, diria que o anime me deixou um tanto inquieto. Não que ela seja ruim ou coisa do gênero mas, visto que este é um dos carros chefes que eles apresentaram para a temporada, esperava algo mais chamativo, com nomes de mais peso, etc. A abertura “Matoryoshika” do NICO touches the wall é boa, mas não chama atenção (sonoramente, porque o visual…bom, irei explicar adiante) assim como o encerramento, “RPG”, do School food Punishment.

Visualmente entretanto, ambas são muito bonitas. Não vou louvar a abertura tanto quanto o Barkk pois apesar de ter gostado demais dela, ainda não ficou perto de algumas mais antigas que me vem a memória como a de Wolf’s Rain, por exemplo, cantada pelo Steave Conte, ou basicamente todas de Rurouni kenshin interpretadas por nomes Hiper fodasticos do cenário JRocker. De qualquer modo, ela não tem desmerecimento: é inegável a originalidade que tiveram ao usar notas de diversos países como “tela” para ações que remetem tais países, como bombas caindo de um avião nos dolares, ou varias maravilhas arquitetônicas no Euro.

Mas eu tenho que comentar algo que me chamou bastante atenção: A composição e o 3D ficaram fantásticos e bem dinâmicos, e especialmente me lembraram aberturas de animes shounen, com batalhas e seres sobrenaturais, o que foi bem interessante julgando o tema dele. Já o encerramento, muito mais discreto, mas ainda sim trabalhado, passou bem batido por mim, serei sincero.

Bom, o que podemos dizer da historia ate o momento baseando no anime e no que o site oficial diz (que é muito pouco e com muitas informações aleatórias jogadas sem explicação decente ainda) é que se passa num futuro próximo, quando o Japão passou por uma crise financeira colossal e foi salvo da falencia graças ao Sovereign Wealth Fund, Fundo de riqueza soberana numa tradução literal, que seria como o banco mundial para desenvolvimento. Porem, apesar de ter se recuperado, a condição dos cidadãos japoneses não melhorou muito e a alta taxa de crime, pobreza, desemprego e suicídios faz com que eles trabalhem demais para manter um minimo de condição de vida. Faria uma analogia chutada com o que o brasil passou na epoca do Collor, antes do plano real, em que o juros e a inflação estavam absurdas e ninguém nunca sabia exatamente quanto teria de dinheiro no final do mês, mas como sou uma mula nesses assuntos prefiro não comentar isso aqui xP.

De qualquer modo, temos o protagonista Kimimaro Yoga, um estudante universitário de economia de 19 anos que estuda loucamente e trabalha em diversos empregos apenas para manter seu sonho de uma vidinha estável com sua futura familia, em meio ao turbilhão econômico que passa o pais e mesmo assim parece estar sempre quebrado e nunca participa de nenhuma confraternização de seus colegas de faculdade por causa disso.

Certo dia, ele conhece Masasaki, um estranho e completamente lunatico empregado da Divisão Comercial do Midas Bank, que lhe oferece muito dinheiro em troca de seu “futuro”. Claro, não é tão simples assim, até porque, o cara tem algum tipo de magia que, nas primeiras cenas do episódio, mostrou-o como “Juiz/anfitrião” de uma batalha mágica entre dois caras, num lugar estranho chamado Distrito comercial, uma espécie de mundo paralelo que apenas alguns poucos selecionados podem ver e freqüentar e que, se bem jogado o tal jogo, pode render grana ilimitada ao vencedor.

Um comentário que preciso fazer: Masakaki, da divisão comercial me lembrou MUITO e na hora do Willy Wonka interpretado pelo Johnny Deep em A fantástica fabrica de chocolates, tanto pelo visual quanto pelo seu trejeito esquizofrênico, bem característico dos papeis de Deep.

O que posso dizer sobre o anime neste momento é que ele promete demais! Misturando economia, fantasia e ficção científica e nisso tudo embalado com uma pesada critica social ao capitalismo e ao poder de controle que aqueles com dinheiro possuem na sociedade mas sem apelar para jargões (muito) técnicos ou discursos entediantes (alias, dinamismo é a palavra da vez, vamos concordar), C tem absolutamente tudo para virar aquilo que promete: O salvador do bloco noitaminA, um sopro de originalidade e qualidade nos animes que a muito não se via e porque não dizer um grande hit cult, assim como aconteceu com Lain ou Evangelion?

Vamos torcer e esperar, junto com Ao no Exorcist e Deadman Wonderland, que o cenário no japão mude para melhor, porque ca entre nós, esta seriamente precisando!

Meu veredito:

=====================================================================

As always (or not since it’s been a while), the english translation will come nest, really soon I hope!.

Advertisements

About shoran

Editor, redator, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku e o maior chato que você já conheceu xP -------------------------------------------------------------------- Editor, Writer, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku and the biggest pain in the ass you've ever met!
Gallery | This entry was posted in 1º Impression / Impressão, Ação / Action, Abril / April 2011, Análise / Analysis, Animes, C, Dystopia, Fantasia / Fantasy, Ficção Scientifica / SciFi and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to C-The Money of Soul and Possibility Control-Analise/Analysis

  1. non-otaku says:

    engraçado que dizem muito sobre isso, mas esquecem sobre seriados estadunidense… pessoas só sabem reclamar e reclamar!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s