Ao no Exorcist

Bom, a primeira coisa que eu tenho a dizer sobre o anime é: FINALMENTE SAIU!!

Sim, eu estava ansioso, esperando, torcendo, com espectativas e depois de ter acabado de ver posso dizer com toda a certeza do mundo: CUMPRIU COM O QUE PROMETEU!

Ao no Exorcist é um anime de ficção e fantasia que estreiou esse domingo na Tv japonesa. Baseado no manga de mesmo por Kazue Katou e tendo na equipe tecnica do anime Tensai Okamura (Cowboy Bebop, Evangelion, Wolf’s rain, Fullmetal Panic, darker than Black) como diretor, Hiroyuki Sawano (Hellsing) como character design, animado pelo A-1 Pictures (ano hi mita, Birdy, Persona, Fullmetal alchemist Brotherhood), abertura de UVERworld e encerramento de 2PM e, no elenco de dublagem Kana Hanazawa (Shiro de Deadman, Nessa de Fractale, Noir de dog days, Charles Dunois de IS, Kanade de Angel beats, nadeko de bakemonogatari, entre outros), Rina Satou (Naoya de Astarotte, Rika de Air gear, Negi de Negima, entre outros), Eri Kitamura (Ami de toradora, Amuria de simoum, Sayaka de madoka, Yuka de miname-ke, entre outros) com participação de empresas de peso como BANDAI, Sony MUSIC e ANIPLEX.

A historia é sobre o protagonista Rin Okumura, um adolecente que vive num mosteiro junto com seu irmão mais novo Yukio e seu pai, que parece ser o padre do lugar. Ele é uma pessoa difícil e de certo modo rebelde, sempre se metendo em confusão e nunca conseguindo parar em emprego algum, enquanto seu irmão é um garoto bondoso, inteligente e bom nos esportes que ganhou ate uma bolsa de estudos num colégio de elite.

Enfim, o episódio começa com uma cena de um culto religioso onde diversos padres rezam um mantra contra algo enquanto alguns deles vão sendo mortos e incinerados por uma chama azul misteriosa. O padre principal (ou seria monge? sei la) pede para que apesar dos medos, o resto das pessoas continuem a rezar e que se não forem por eles, ninguem conseguira proteger Assiah. Nesse momento o padre começa asangrar pelos olhos, boca e nariz assim como os outros antes dele e é envolto em uma chama azul, morrendo incinerado logo após, tendo em suas ultimas palavras um grito: “MALDITOS DEMONIOS!”.

A cena muda para um garoto sendo jogado contra a grade apos levar um soco no rosto enquanto seus amigos olham estupefatos. O garoto briguento em questão é o personagem principal, Rin, que estava defendendo um pobre pombo de ser torturado pela gangue, que estava atirando fechas com uma besta portátil para matar os pobres animais. Acuados e com medo, os tres garotos fogem, dizendo que Rin é um demonio ou coisa parecida.

Olhando para sua mão machucada, Rin olha aos ceus e se pergunta o que diabos ele esta fazendo com sua vida. (Acho lindo quando os personagens fazem isso! serio! Parece que TODOS tem uma crise de identidade cronica que os leva misteriosamente a executar açoes sem que eles realmente queiram…incrivel!)

Temos então o Titulo do anime sendo mostrado e não, não ouve opening neste primeiro episodio, algo que vem tornando-se bem comum de uns tempos para ca. Passado isso, vemos Rin em um confessionário, dizendo que nao fez nada de errado para um padre enquanto este indaga o porque dele estar todo machucado. Rin tenta se esquivar dizendo que caiu, que o tombo foi grande e que o nariz sangrando era porque ele viu uma moça bonita quando ia embora. Nesse momento temos o padre saindo as pressas do confessionário e perguntando em voz alta onde esta a moça, para ele guiar o caminho etc, mudando na hora para um “seu mentiroso!” dando uma chave de braço em Rin. Essa sequencia foi uma das mais engraçadas e devo colocar aqui que adorei o estilo do padre/pai do Rin. Ele se diz um exorcista, tem um oculos com um rosario prezo a ele e um estilo mad max da hora:

Depois da cena de comedia, somos apresentados ao tal padre. Aparentemente ele cuida de Rin e de seu irmão desde que ambos eram muito pequenos e deixa claro que não é o pai biologico dos dois, mas sim apenas um guardião. Nessa mesma cena temos os dois conversando como Rin foi despedido de seu ultimo emprego e apresentados para o irmão de Rin, Yukio:

No meio da conversa, sabemos que yukio ganhou uma bolsa de estudos para um colegio famoso e vai finalmente se mudar para um alojamento proprio, deixando Rin e seu pai sozinhos (junto com outros padres do lugar) e isso preucupa Yukio, ja, que como o bom irmao mais novo que é, tem medo do que Rin pode fazer, ou deixar de fazer sem ele do lado para tomar conta ou cuidar de seus machucados quando sai para brigar na rua.

Após isso a cena muda para um flashback de quando Rin enfrentou o grupo de tres garotos que maltratavam as pombas e numa cena mais detalhada vemos a ação dele nessa briga. Voltando do flashback, vemos o padre e Yukio preucupados com Rin e decidem por conta propria arranjar um emprego para ele, prontamente dizendo que ja tem entrevista marcada e tudo mais.

Rin percebe o carinho que todos tem com ele e promete ao pai que ira fazer tudo para dar certo e mostrar que ja é um homem crescido. Numa pequena cena anterior a esta, vemos uma menina e a mão conversando algo com o pai de Rin e temos ai a confirmação de que ele é um exorcista porem, o dialogo é bem interessante:

“Deve ser dureza ser um exorcista! dar cabo de coisas que nem existem em primeiro lugar!”

“Mas demonios existem…dntro de nossos corações…”

“Que mentira! eles apenas estavam te consultando…”

O ponto que gostaria de ressaltar é que nesse momento da historia, mesmo Rin não acredita, ou até desconhece a existencia de demonios e seres de outro mundo e trata com desdem o trabalho de seu pai e mesmo assim, temos uma resposta digna de um religioso e sabio: “eles existem…em nossos corações”. Não vou divagar o sentido filosófico da coisa mas é bem claro nessa cena o significado que queriam ter com a fala do padre nesse contexto…algo que muita gente por ai deveria pensar antes de culpar deus e o mundo por suas ações e extremismos religiosos…

enfim, Rin vai até o local da entrevista, onde uma mulher bizarra e gorda e com cara de vizinha fofoqueira da esquina indaga os motivos do garoto querer trabalhar e já avisa que não será facil. Para passar no teste de admissão, Rin deveria carregar enormes caixas, super pesadas para a frente do supermercado, tarefa pensada, na verdade para afugentar o jovem, já que seria quase impossivel uma unica pessoa fazer todo aquele trabalho.

Para a surpresa de todos, Rin demonstra ter uma força incrivel e grande disposição, dando ate um alivio comico a cena quando ele carrega não somente uma, mas 7 caixas por vez a cada ida a frente da loja. Nas cenas seguintes, temos alguns exemplos dos trabalhos que Rin teve de fazer, todos entretanto, acabando em algum tipo de acidente em que a dona do lugar ficava suja, molhada, coberta de produtos, etc.

Ao final, ele fica se perguntando se serviria mesmo para trabalhar, visto que só aconteceram acidentes durante todo o dia. Porem, em certa ocasião, percebe uma tenda de amostras de yakisoba que uma das funcionarias estava preparando para demonstrar. Provando o gosto horrivel da comida, Rin se dispoem a cozinhar e, mais uma vez para a surpreza de todos, prepara um excelente yakisoba, ganhando inclusive, a aprovação da dona do supermercado que o contrata logo após.

Feliz, ele liga para casa e avisa a todos da novidade. Seu pai avisa que farão uma festa de despedida para seu irmão e também aproveitarão para comemorar a novidade de Rin. Logo após sair da cabine telefonica, ele ouve um grito e percebe uma menina tentando pegar seu cachecol que voava ao vento. Para sua surpresa, era a mesma menina que havia antes passado na igreja junto com a mae e falado com seu pai.

Tentando ajudar a garota, Rin extende a mão para pegar o cachecol e, para sua surpreza, ve um ser estranho semi transparente segurando-o e que acaba fujindo com o objeto. Rin imediatamente sai correndo atras do ladrao sem perceber entretanto, que se tratava de algo paranormal. Durante a perseguiçao, rin acaba causando diversos danos colaterais no supermercado, derrubando mercadorias e trombando com clientes, até o fatidico momento que percebe a garota prestes a ser soterrada por um monte de latinhas de cerveja que iriam cair em cima dela por culpa do pequeno ser que esbarrou nelas.

Rin salta imediatamente e coloca-se sobre a menina de modo que as latinhas nao a atinjam mas, quando percebe, a agarota ja esta desmaiada e com ferimentos em sua cabeça. A cena muda e temos Yukio, seu pai e todos os outros padres/monges da igreja/mosteiro esperando Rin chegar para começar a festa. O garoto entretanto, esta solitario num parquinho sentado numa balança, triste.

Yukio decide ir procurar o irmao e o acha, perguntando o porque dele estar daquele jeito. Rin tenta explicar ao irmao que foi despedido e se desculpar pela descepção mas nao consegue falar o que viu ou o porque de ter sido despedido. Yukio apesar de bravo tenta conversar com Rin e pede para que ele retorne para casa junto com ele e lá conversar com seu pai, mostrando que, se Rin expicasse direito o porque das coisas, todos entenderiam ele e nao ficariam decepcionados.

Ao chegarem na igreja, os dois irmao veem seu pai conversando com um homem e ao seu lado, uma pequena garota, a mesma do supermercado. O homem, pai da menina, agradece Rin por ter salvo a filha e briga com ela pelos problemas causados, dizendo que ela sempre foi descuidada e que sempre causava isso.

Rin fica nervoso e indaga o pai do porque ele nao acredita nela, que ela estava sendo perseguida e sofria bullying, dai os problemas consequentes dela. O pai, assustado, diz que iria falar com a escola da menina e procurar os responsaveis mas é parado pela filha que tenta explicar ao pai que, seja la o que a prejudicava nao era humano. O pai, obviamente fica nervoso coma  mentira da filha e quase antes de dar uma bronca nela é parado por Rin que diz ao pai dela qual o sentido disso tudo se nem os proprios pais acreditavam nela, os mesmos que deveriam apoia-la e ajuda-la em seus problemas.

Vendo Rin, o padre percebe que ele pode enxergar coisas que outras pessoas nao podem e intercede na conversa, dando um amuleto em forma de trevo guardado num vidrinho a garota, que seria util para proteje-la.

Após o pai e a garota irem embora, Rin leva uma bronca de seu proprio pai dizendo que o mercado tinha mandado a conta dos estragos e que por isso ele nao deveria sair de casa por uns tempos de maneira nenhuma.

No outro dia, enquanto estava dando uma olhada no quintal, ve o grupo de tres garotos que no começo do episodio haviam maltratado as pombas e percebe a hostilidade deles. O lider do grupo, provoca Rin dizendo que quer conversar a sos com ele mas que ele deveria estar com medo e se escondendo embaixo das assas dos pais. Mesmo lembrando o que seu pai disse sobre nao sair, Rin cede a provocaçao e sai com os tres garotos para um beco isolado.

Lá o lider diz que é muito rico e que vai frequentar a escola que Yukio ganhou a bolsa e que nao gostaria que falsos rumores estragassem sua propria imagem por la. Assim oferece a Rin uma soma de dinheiro para ele ficar calado, que é prontamente recusada por ele dizendo que nao prcisa disso e que nao iria falar nada mesmo assim.

O lider, irritado, provoca mais uma vez Rin, agora ameaçando seu irmão menor, o que gera furia no garoto que acaba o socando. O lider então pede para seus amigos segurarem Rin e logo em seguida pega um ferro em brava para tortura-lo. Nesse momento, vemos a face do lider mudar para a de um demônio, algo parecido com uma possessão e Rin percebe que apenas ele e o lider sabem ou veem o que realmente esta acontecendo.

Assustado e com medo de morrer, Rin começa a manifestar uma força estranha, uma aura azul incandecente igual ao que incinerou os padres no começo do episodio. Numa explosao, o fogo joga longe os garotos que o seguravam e o demonio, fazendo ele proprio perceber que estava envolto em chamas sem estar se queimando. O demonio, pouco surpreso, diz a Rin que suspeitava dele desde a primeira vez que o viu e o diz que as chamas eram provas da linhagem de Satan e se apresenta como Astaroth, e chamando Rin de Jovem mestre, convidando-o inclusive a se juntar a Satan, que estaria esperando por ele.

Nesse momento aparece o pai de Rin, recitando palavras de exorcismo e dando uma baita surra no demonio. (devo admitir que achei essa cena animal, mesmo nao sendo religioso). Após uma bela demonstração de tecnica de exorcismo e tendo livrado o corpo do garoto do demonio que o habitava, o Pai de Rin conta a verdade para ele.

O mundo é composto de dois mundo paralelos e interligados mas que nao deveriam interagir um com o outro. O mundo humano, Assiah e o mundo demoniaco, Gehema. Como os demonios nao podem entrar no mundo dos humanos, eles os possuem e se abrigam na parte má e escura dos corações das pessoas de modo que possam agir no mundo real. O pai fala que Rin sera perseguido e deveria se esconder pois, ele não é um mero humano, alias, não é humano.

Na verdade, ele é filho de um demônio com uma humana e pior, não qualquer demônio!ele é filho do maior dos demônios, o demônio acima de todos os outros, o grande Deus do mal, Satan. (gostaram da minha explicação dramática?)

Nisso temos o fim do episodio e o encerramento do anime. O encerramento, uma meio que baladinha tranquila e sem muito chamariz da um toque de alivio e tranquilidade depois da tensão e drama que os foram os ultimo 22 minutos. vou ser sincero: não me chamou a atenção nem um pouco, tanto por questao de animaçao como pela musica em si. Estou esperando o segundo episodio que vira com a opening e essa sim, devera ser bem legal, visto que é cantada pelo UVERworld, banda que ja fez abertura de Bleach e outros animes e ao meu ver, é muito boa.

Para finalizar, vamos aos comentários porque senao isso ficara longo demais e eu ainda preciso traduzir tudo para o inglês depois (alias, sempre fica para depois…gostaria que o Barkk fizesse isso por mim ¬¬).

De modo geral, era o que eu esperava. A animação esta legal, o clima foi bem construido, as cenas de drama e de suspense trabalhadas de forma interessante e pessoalmente adorei os personagens. Estes, alias, merecem ser comentados por alguns motivos:

O design do padre esta animal e lembra muito uma mistura de sabio, monge, exorcista e guerreiro mistico por alguma razao. Alem disso, vendo algumas imagens oficiais do anime, percebemos outros personagens e o que eles serão no futuro, como Yukio segurando um resolver, algumas garotas que podem variar de xamans, onmioujis ou whatever e alguns caras bem estranhos. Se todos sao amigos de Rin na batalha? nao da para saber ainda, mas espero que sim pois ficaria uma galera bem variada e interessante para compor os personagens principais.

para terminar, deixo aqui minha imagem de veredito que se tornara classica em meus posts se eu aporvar os animes:

======================================================================

English translation coming as fast as I can…

Advertisements

About shoran

Editor, redator, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku e o maior chato que você já conheceu xP -------------------------------------------------------------------- Editor, Writer, webdesigner, gamer, nerd, ex-otaku and the biggest pain in the ass you've ever met!
Gallery | This entry was posted in 1º Impression / Impressão, Ação / Action, Abril / April 2011, Análise / Analysis, Animes, Ao no Exorcist, Aventura / Adventure, Fantasia / Fantasy, Resenha / Review, Resumo / Summary, Shounen, Sobrenatural / Supernatural, Starting / Começando. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s