Steins;Gate ep. 9

Bem… Fiquei meio chocado com o final e ao mesmo tempo fiquei irritado com algumas situações deste episódio. Para quem assistiu o filme “Efeito Borboleta” vai entender bem, pois esse episódio foi mais ou menos isso. Okarin e Kurisu fazem uma pequena análise do efeito borboleta e como tem sido com as últimas experiências ao mesmo tempo que Okarin começa a ir em direção a uma série de acontecimentos que não teriam volta. Episódio de certa forma meio angustiante.

Spoilers

O episódio começa com Rintarou e Daru no Cosplay Café onde Feyris trabalha, e ela por acaso, já que Daru é super discreto sobre o assunto, escuta a conversa dos dois e tenta seduzir Okarin para que ele falasse sobre o D-Mail para ela. Vendo que a tentativa foi falha, ela faz a mesma coisa com Daru, que nem tenta resistir.

No laboratório, Okarin vai até a cobertura estender roupas e vê Kurisu no telefone discutindo com alguém, mas logo que ela o vê corre para baixo. Durante a tarde enquanto matava o tempo, Kurisu desliga a TV e vai dizer a Okarin que não estava chorando, e ele responde que era óbvio que ela estava, tanto que seus olhos ainda estavam vermelhos. Aparentemente muito triste, ela tenta evitar que Okarin fale com ela, nisso ele diz que ela já era parte de sua vida e que podia falar o que quisesse, mas quando ela olha, ele tenta disfarçar com o celular, tentando fingir que não estava falando com ela e que só estava de gozação.

No Cosplay Café, Feyris conversa com Mayuri após o trabalho perguntando sobre a suposta máquina do tempo, e ele responde que não gostava muito que o amigo continuasse com as experiências pois ele parecia ficar cada vez mais e mais distante

. De volta ao laboratório, Daru fica surpreso de ver Mayuri com um uniforme colegial e pergunta se era mais um cosplay e que parecia muito real. O cientista responde dizendo que era óbvio pois aquele era o uniforme escolar que ela usava diariamente. Okarin diz que queria avançar e fazer viagens temporais físicas, mas Kurisu logo faz um piadinha perguntando se ele queria virar Gel-Okarin, pois se nem o SERN com toda a tecnologia que possuía conseguiu, para eles seria impossível.

O momento mais hilário do episódio foi Okarin dizendo para Kurisu que fazer mais e mais experimentos era chato, ela responde que 99.9% da ciência era chata, então ele diz que não era uma cientista, e sim um cientista louco e da risadas. Ela então diz que algo com “Fails” e “Facepalms”, e ele se prepara para dizer algo quando ela já tenta começar a se defender. Ele então continua falando sério e então inventa mais um apelido, 2channer* (notas ao final dos spoilers). Durante a discussão Okarin pergunta para Daru como estavam as coisas sobre ele hackear o SERN, e ele diz que aquilo seria impossível sem o IBM5100, nisso o protagonista descobre que o computador havia sumido e ninguém tinha pistas sobre ele.

Sabendo do ocorrido, Okarin e Kurisu começam a discutir o “efeito borboleta”, e que em função dele coisas não relacionadas a mensagem também haviam mudado. Enquanto isso, Feyris recebe uma mensagem no café perguntando o que ela faria se pudesse mudar o passado. Ela diz que não mudaria nada, mas pela expressão que faz em seguida estava mentindo. Okarin liga para ela para perguntar do IBN5100, ela diz que seu pai possui vários computadores e não tinha certeza se ele havia doado-o para o templo, ela então pede que ele vá até sua casa.

Andando por Akihaba à caminho da casa de Feyris, Okarin avista Moeka e vai atraz dela para perguntar do computador, mas ela aparentemente não sabia de nada, e diferente da última linha temporal, Mayuri a conhecia pois Rintarou havia levado-a  até o laboratório, provando o efeito borboleta. Chegando na casa de Feyris, descobrem que ela era uma de uma família muito rica e que é dona de praticamente toda Akihabara, e seu nome real era Akiha Rumiho. Daru surta pois não queria ouvir aquele nome e que ela seria sempre Feyris Nyan-Nyan. Ela explica que quem começou a espalhar o “moe” e que criou aquilo tudo foi ela. (nota: essa parte do episódio me irritou profundamente) Okarin pergunta sobre o IBN5100, mas ela diz que só diria se ele a deixasse mandar um D-Mail. A principio ele fica meio relutante, mas acaba dizendo que tudo bem por insistência dos colegas. Quando Okarin pede para ver o que ela iria mandar, o que é muito mais do que razoável, pois se fosse algo impactante e que poderia causar alterações violentas no passado ele poderia rejeitar, Mayuri e Daru dizem que aquilo era rude e uma invasão de privacidade.

Deixando ela mandar a mensagem se ele saber do conteúdo, Rintarou discute com Kurisu por telefone para que ela preparasse o experimento. Quando tudo estava pronto, Feyris parece estar um pouco hesitaste mas acaba mandando a mensagem. Após o “lag” de mudança de linha, Okarin não percebe nenhuma mudança, e quando pergunta do computador para o pai da menina ele mostra não ter doado-o para o templo, o que o fez concluir que ele estava se distanciando cada vez mais. Nisso, ainda em Akiba, Mayuri diz que teria de ir muito longe para comprar um Doujin, e quando Okarin diz que havia uma loja que os vendia logo ali ele para olhar a seu redor e vê que Akiba não era mais Akiba, e sim apensas mais um distrito comercial qualquer. A mensagem de Feyris havia tido um impacto tão grande que fez com que Akihabara inteira desaparecesse, e nisso termina o episódio, com Okarin percebendo o erro que havia cometido.

*2channer é o nome dado a freqüentadores do image board 2ch (Ni Channel), que para quem conhece o 4chan, que é o maior image board ocidental, o 2ch é o maior e mais influente no oriente.

Fim dos Spoilers

Esse sem dúvida foi um dos melhores episódios até agora, pois ao mesmo tempo em que mostrou um lado bondoso de Okarin quando ele vê que Kurisu não estava bem, finalmente começou a mostrar o impacto que suas experiências estavam tendo. Ao mesmo tempo em que o personagem principal tenta se passar por um cientista louco, ele demonstra se preocupar com o que acontece, tanto que fica chocado quando começa a descobrir diversos acontecimentos. Fiquei seriamente angustiado em alguns pontos desse capítulo, mas isso é um bom indicador, já que se a série continuasse sem ter nenhum acontecimento impactante começaria a ficar meio monótona.

Advertisements

About Barkk

Ex-redator do blog Yoi Yume
Gallery | This entry was posted in Abril / April 2011, Animes, Ficção Scientifica / SciFi, Resumo / Summary, Seinen, Steins;Gate, Visual Novel Based. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s