Dantalian no Shoka ep.01

Antes de qualquer coisa, a série possui três nomes alternativos, Dantalian no Shoka em japones, e pelo título, tanto “Bibliotheca Mystica de Dantalian” quanto “The Mystic Archives of Dantalian”

Quando comecei a assistir o anime fiquei boquiaberto por ter me parecido um filme. Na metade, pensei “Nossa, esse é o Gosick da temporada”, e no final, “Cacete!”. O andamento no episódio inteiro não deixou uma brecha para que eu tirasse os olhos da tela e mais do que isso teve ao mesmo tempo conteúdo, uma animação excelente, uma trilha sonora impecável, uma estória que, apesar de parecer simples no começo, ficou chamativa e deixou em diversos momentos um clima de suspense no ar, que por ser o primeiro episódio, qualquer coisa poderia acontecer.

A estória do anime é sobre Hugh Anthony Disward (Huey), que é um piloto e algum tempo após a morte de seu avô ele vai até sua casa pois foi incumbido de cuidar da biblioteca do falecido. Acontece que o avô era um maníaco por livros e que após gastar metade de sua fortuna em um único livro acabou se afastando da família e de todos. Quando ele chega na mansão vê que todos os livros haviam sumido, e que pela poeira acumulada já fazia um tempo. Ele então segue um rastro na poeira do chão e encontra uma porta secreta atrás de uma estante com uma escadaria.

Ele desce a escadaria e encontra todos os livros e uma menina sentada em um poltrona lendo. Ele acha que ela era uma boneca, mas então ela se meche e ele diz que era neto de Wesley e pergunta se ela sabia algo sobre a Biblioteca Mistica de Dantalian. A menina se espanta e pergunta como ele sabia daquele nome. Huey então responde que era a vontade de seu avô que ele herdasse a biblioteca, mostrando uma carta e dizendo que havia outra coisa que estava preocupando-lhe, que era sobre talvez um animal de estimação do avô que se chamava Dalian e que talvez estivesse com fome. A menina fica nervosa, chuta a sua canela e então diz que se chamava Dalian.

Spoilers

A parte acima eu considero uma introdução da estória, então, vou pular aquela parte daqui.

O episódio começou com Huey em um lugar aberto com o que pareciam escadarias de luz e uma menina de cabelo rosa. Ele pergunta para a menina onde estavam e ela diz que aquele lugar não possuía nome, dizendo que ele poderia chamar como quisesse e que um dia havia sido chamada de Biblioteca Labirinto. Ele pergunta se havia outro nome e ela diz Biblioteca Mística de Dantalian. Huey pergunta se ela não se sentia solitária lá e então lhe entende a mão.

Eventos acima mencionados

Os dois vão até a cozinha da mansão e a menina sente cheiro de um pão que estava no casaco de Huey. Ela então pega e pede açúcar para colocar sobre o pedaço de pão e nota uma chave no pescoço do rapaz. Ele então diz que Dantalian era o nome do demônio do conhecimento que possuía inúmeros livros, mas que a biblioteca não merecia aquele nome por não conter nada além de livros comuns. Dalian então pergunta se ele já havia ouvido falar do “Mundo na Cabaça” e ele responde que já tinha ouvido falar. Ela então diz que ele não era tão tolo quanto pensava e que o recomendaria. Ela então diz que eles poderiam estar relacionados, pois um lugar tão pequeno abrigando uma infinidade de conhecimento poderia ser considerado a Biblioteca Mística de Dantalian. Huey ri de sua estória e ela briga com ele, quando a campainha toca.

Na porta, estava o mordomo de um homem chamado Conrad, que estava convidando Huey para ir até sua casa. Dalian diz que também queria ir e no caminho, dentro da carruagem, diz que Conrad havia matado Wesley. Huey pergunta se ele havia se disfarçado de ladrão para roubar um livro e ela fica meio desapontada de ver que ele já sabia e ele completa dizendo que os dois nunca haviam se dado muito bem. Dalian termina vendo a lua e dizendo que se Conrad havia mesmo roubado o livro ele veria naquela noite o nunca deveria ser visto.

Eles chegam na mansão e vêem tudo destruído, o mordomo então pede para eles esperarem e vai na frente, enquanto Dalian diz que talvez já fosse tarde demais. Els vão andando peã mansão vendo tudo quebrado e manchas de sangue Dalian diz que a origem daquela aberração estava no escritório de Conrad e então escutam o grito do mordomo. Quando o vêem, ele estava caído no chão com uma adaga em sua cabeça, e mais a frente, vêem um palhaço com adagas e começa a arremessá-las. Huey se esconde com Dalian atrás de uma mesa, ele tira uma arma do casaco dizendo que não era para se vingar, e sim um amuleto da sorte, então da um tiro na testa do palhaço, que vira cinzas. Dalian pega as cinzas na mão e diz que tinha certeza que Conrad havia pego o livro.

Eles continuam e Huey diz que parecia que um elefante havia passado por lá e Dalian confirma, apesar de parecer ser impossível. Eles prosseguem e ela diz que não deveriam se preocupar com o elefante, quando aparece um leão. Huey mata o leão e a  menina diz que também deveriam haver por ali uma cobra gigante e um palhaço. O rapaz diz que aquilo parecia um circo e a menina confirma, perguntando se ele havia lido um livro com figuras chamado “Harlequinade”, fazendo-o perguntar qual era a relevância daquilo e fazendo-a dizer que estava tentando explica do que se tratava o Livro Fantasma que Conrad havia roubado. Ela esfrega as cinzas do leão nos dedos e mostrando que havia se tornado tinta, completando que aquela era a verdadeira identidade do leão.

Huey pergunta do Livro Fantasma e Dalian diz que se o leitor conseguisse compreender o livro ele adquiriria bênçãos magníficas, mas que na mão de alguém incapaz, o livro quebraria a barreira da razão e tornaria seu conteúdo real, e que por isso que Wes havia construído sua biblioteca, para selá-los. Ela diz que foi a desgraça de Conrad, pois as figuras do livro se expandiam e recolhiam com a luz da lua. Os dois seguem e encontram um dragão. Huey diz que era impossível mas Dalian o relembra de que um circo era um lugar para aberrações, e que aquilo não era impossível no mundo dos livros. Ele atira contra o dragão, que começa a cuspir fogo e não era atingido por possuir uma couraça forte.

Huey se fere e então diz que distrairia o dragão enquanto a menina corria para o escritório, pois ela era a única que poderia selar Livros Fantasma, dizendo que era sua responsabilidade pois um livro de seu avô havia causado aquilo e que ele não poderia deixar aquela coisa sair de lá. Dalian diz para ele pegar a chave e diz que havia reconhecido-o como seu guardião e que se ele merecesse aquela posição, ele deveria pronunciar seu comprometimento. Ele então pega a chave e lê uma escritura que estava nela. Quando ele o faz, aparece uma fechadura no peito de Dalian e ele coloca a chave, abrindo um buraco para o “Mundo na Cabaça”. Ele então coloca a mão no buraco, e de dentro, a menina do começo do episódio lhe entrega um livro.

Huey abre o livro e o lê, e quando termina, o dragão desaparece. No escritório, Dalian diz que livros daquele tipo haviam sido criados no século XVIII, mas que aquele parecia ser anterior a data. Ela diz que nas mãos das pessoas certas, Livros Fantasma poderiam ser apenas livros comuns, e Huey completa dizendo que o orgulho tolo de Conrad o levou a sua destruição. Ele então diz que ela era o “Mundo na Cabaça” e ela diz que estava com fome. Ele então diz que estava na hora de voltarem para a mansão para ele preparar pão açucarado para ela.

Fim dos Spoilers

Aparentemente Dalian terá 13 episódios, o que para mim é uma pena, que pelo que o episódio apresentou, o anime terá uma qualidade impecável. Uma das coisas que me agradou foi o toque de sobrenaturalidade acompanhado de uma trilha sonora e um visual dignos de uma excelente produção. Acho que algumas coisas aconteceram muito repentinamente mas isso não interferiu com o andamento da estória, pois apenas na segunda metade do episódio que esclareceram qual era o problema dos Livros Fantasmas e a função de Dalian na estória. O toque de goth lolita misteriosa que está sempre lendo me lembrou Victorique, o que para mim pecou um pouco na originalidade, ainda mais que Gosick acabou de terminar.

Apensa um comentário final sobre o encerramento do anime, que foi uma sequencia gravada de verdade e que eu digo que no mínimo foi ou pouco perturbadora.

Nota de Aprovação: 9.0 / 10

Advertisements

About Barkk

Ex-redator do blog Yoi Yume
Gallery | This entry was posted in 1º Impression / Impressão, 2011, Animes, Dantalian no Shoka, Fantasia / Fantasy, Julho/July 2011, Light Novel Based, Resumo / Summary, Seinen, Sobrenatural / Supernatural, Starting / Começando. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s